Decoração

O que é o Urban Jungle? Conheça essa nova tendência de estilo

O estilo Urban Jungle vai levar mais verde para a sua decoração! Saiba como investir nessa ideia até mesmo em locais menores.

Urba
Postado em 28/11/2022

O estilo Urban Jungle vai levar mais verde para a sua decoração! Saiba como investir nessa ideia até mesmo em locais menores.

O contato com a natureza diminui o estresse e transforma a rotina de uma família. Com o home office em alta e/ou as pessoas, muitas vezes, preferindo passar mais tempo de qualidade em casa, surgiram várias tendências de incorporar as paisagens naturais nesse ambiente particular. Foi aí que entrou em cena estilos como o Urban Jungle.

Essa é uma boa aposta para quem deseja uma decoração moderna, ao mesmo tempo que a torna mais verde e sustentável. Mas, para adequá-la ao estilo particular de cada pessoa ou família, vale conhecer os elementos que compõem o Urban Jungle, para quais situações é indicado e como aproveitar melhor essa tendência. Venha com a gente descobrir mais sobre esse estilo!

O que é Urban Jungle?

O Urban Jungle é um conceito que se relaciona bastante com o design biofílico. Ele tem como propósito melhorar o bem-estar e a saúde das pessoas por meio da reconexão delas com a natureza em ambientes comuns. 

Logo, ele promove a conexão das pessoas com a natureza, incluindo elementos verdes na decoração da casa. Pela tradução, já temos isso bem evidente: é uma "floresta urbana". Aqui, incluímos não só as plantas, mas objetivos decorativos, cores, papéis de parede e por aí vai.

Com isso, os cômodos ganham mais conforto térmico, tranquilidade e até uma sensação de aconchego. Porém, sem deixar de lado as tecnologias necessárias e já presentes na rotina das famílias.

Quando vale a pena apostar nessa tendência?

O primeiro passo é essa vontade de os moradores estarem em contato com o verde, sobretudo com as plantas. Então, vem outra parte muito importante da decisão: a disponibilidade e o compromisso de cuidar de diferentes tipos de folhas — que têm necessidades específicas e requerem atenção constante.

Também vale considerar se o paisagismo do Urban Jungle combina com o estilo dos moradores. Isso porque tem aspectos marcantes e tendem a tomar a atenção dos ambientes.

Como implementar um projeto Urban Jungle em espaços pequenos?

Se você já decidiu que quer contar com os benefícios do estilo Urban Jungle na sua residência, agora é hora de entender como tirar o plano do papel. Mesmo se tiver um apartamento pequeno, saiba que é possível adaptar as ideias para a sua realidade.

Veja os passos necessários!

Busque referências

Tomar decisões a respeito de decoração, principalmente quando envolve mudanças como pinturas e instalações, não é tarefa fácil. Afinal, como selecionar as melhores ideias para colocar em prática?

Vale acompanhar referências pela internet, em redes sociais como Pinterest e Instagram. Procure por páginas de arquitetos, paisagistas e até mesmo de consumidores que produzem conteúdo sobre o tema. Use a busca por hashtags para direcionar essa análise de referências a apartamentos pequenos. Aproveite e salve imagens no próprio app ou em pastas pessoais (no computador ou no armazenamento digital, como Google Fotos).

Trabalhe a diversidade de plantas

A floresta em si é muito plural. E se a ideia é levá-la para dentro de casa, uma dica é investir na diversidade. Escolha várias espécies de plantas, com tamanhos, padrões e cores diferentes. Só não perca a harmonia no estilo, para evitar grandes choques visuais.

Ainda nesse processo de escolha, pense bem onde colocar cada planta. Em locais em que não há incidência de sol, só luminosidade, opte por aquelas que gostam da meia-sombra. Alguns exemplos são samambaia, cactos e suculentas, zamioculcas, peperômias, costela-de-adão, jiboia e maranta.

Aposte em materiais naturais

Além das plantas, elementos em madeira, palha, bambu e outros causam impacto positivo na decoração. Podem ser detalhes em móveis ou até eles próprios feitos nesses materiais. Também vale incluir objetos decorativos, como centros de mesa, enfeites de estante, cachepot para plantas, ornamentos de parede etc.

Abuse do verde

O verde marca presença no estilo Urban Jungle. Mas ele não precisa estar somente nas folhagens e nos objetos decorativos que remetem à natureza. É possível adicionar a cor em algum móvel, nas almofadas da sala ou quarto, no tapete e até mesmo em uma das paredes. Inclusive, é possível combiná-la com boiserie ou outros ornamentos afins.

Inclua quadros de paisagens naturais

Um desses ornamentos pode ser um quadro representando uma floresta, uma espécie de planta ou flor, entre outras ideias. Ele pode ser uma pintura realista ou um retrato — inclusive, alguma foto tirada por um dos moradores, dando um toque único de personalização à peça.

Também existem quadros com folhagens e flores preservadas, em um painel de madeira, que pode combinar com a decoração.

Considere um jardim vertical

O jardim vertical é uma solução para paredes inteiras ou partes delas que fica bem elegante. Ele acerta em cheio ao trazer a natureza para dentro de casa de forma fluida e sustentável. Fica especialmente bonito em varandas, tornando o espaço mais aconchegante e refinado.

Mas também pode aparecer em banheiro, no corredor de entrada da casa, como parte do rack de TV etc. A escolha do local pode influenciar no tipo de jardim vertical a ser escolhido. Os modelos com folhagens naturais necessitam de cuidados intensos e luminosidade. Já as versões preservadas e artificiais funcionam em qualquer ambiente.

Invista na luminosidade

Como se sabe, as plantas se dão muito bem com a luminosidade. É por isso que cômodos com exposição da luz natural são os mais indicados para receber a decoração no estilo Urban Jungle. Novamente, tenha em mente as espécies que preferem a meia-sombra e as que aceitam ficar sob o sol por algumas horinhas do dia.

A luminosidade também entra como elemento natural para melhorar asaúde e o bem-estar dos moradores. Isso sem falar nos benefícios indiretos. Por exemplo, ao deixar as janelas e as cortinas mais abertas durante o dia, a circulação de ar aumenta, favorecendo o conforto térmico.

O Urban Jungle é uma boa aposta para balancear o dia a dia corrido das grandes cidades e o contato com a natureza. Ou, então, é mais uma motivação para constantemente se encantar pelo verde, as plantas e outros elementos do meio ambiente. Que tal abraçar de vez a sustentabilidade na sua decoração residencial?

Você encontra mais dicas e informações relevantes nas nossas redes sociais. Siga as nossas páginas no Instagram, no Facebook, no LinkedIn, no YouTube e no Twitter!

Posts Relacionados

Decoração de primavera: 6 dicas para ter uma casa mais arejada

Urba
27/10/2023
leia agora

7 dicas de como montar uma mini horta em casa

Urba
25/09/2023
leia agora

8 ideias de móveis planejados para o seu quarto

Urba
22/09/2022
leia agora
Whatsapp