Decoração

7 dicas de como montar uma mini horta em casa

Nada supera a satisfação de colher o seu primeiro tomate maduro ou de arrancar a sua primeira cenoura do solo.

Urba
Postado em 25/09/2023

Nada supera a satisfação de colher o seu primeiro tomate maduro ou de arrancar a sua primeira cenoura do solo. Se você gosta de jardinagem e quer ter essa sensação, aproveite para conhecer as nossas dicas de como montar uma mini horta em casa.

Boas ideias para hortas podem transformar o menor espaço em um canteiro produtivo. Se for planejada com cuidado, você poderá ter diferentes cultivos e ainda decorar sua casa de um jeito simples com as plantas — mas há alguns pontos a se considerar antes de iniciar. Primeiro, você precisa planejar onde deseja fazer o cultivo, as plantas que farão parte da horta e como preparar o local.

Neste artigo, explicamos como funciona uma mini horta em casa e como criar a sua do zero, com 7 dicas práticas. No final, você ainda vai descobrir o que fazer para manter suas plantas em perfeito estado depois que tudo estiver pronto. Confira!

O que significa ter uma mini horta em casa?

É a oportunidade de cultivar pequenas plantas comestíveis, que também servem de decoração — principalmente se você gosta de paisagismo. A mini horta pode ser feita com vasos, canteiros ou recipientes. Além disso, pode ter apenas uma espécie de planta ou várias, dependendo do espaço disponível. 

Essa é uma forma de ter um pouco da natureza dentro de casa, mesmo se o espaço para isso for limitado. Além de cultivar ervas, vegetais, frutas e flores, criar e cuidar de uma mini horta pode ser uma atividade relaxante e gratificante.

Como montar uma mini horta em casa?

Vai plantar cenouras, pepinos e tomates pela primeira vez? Use as dicas do nosso guia para preparar a sua mini horta do jeito certo!

1. Escolha o local

Se você é um jardineiro de primeira viagem, comece aos poucos. É melhor ficar entusiasmado com o que você produz em um pequeno jardim do que ficar frustrado com o gasto de tempo e recursos que uma horta grande costuma exigir. 

Pode ser um espaço dentro de casa, próximo a uma janela, ou do lado de fora, se você tiver um quintal ou uma varanda.

2. Avalie a posição do sol

Não importa onde você vai colocar a sua horta ou o que você decidir plantar nela, há dois requisitos básicos que o seu local precisa atender para ter sucesso: água e luz.

Todas as plantas precisam de sol para fazer fotossíntese. Os vegetais de crescimento mais rápido precisam de 6 a 8 horas de luz solar direta por dia, sem a obstrução de arbustos ou cercas. É por essa razão que você precisa ter atenção ao local.

Se a área disponível tiver muitas sombras, plante vegetais e ervas que se adaptam a essa condição, como alface, couve, espinafre, cebolinha, coentro e salsa. Em lugares ensolarados, opte por jardinagem em recipientes para o cultivo de vegetais e ervas que preferem sol, como tomate, feijão, manjericão, endro e alecrim.

3. Escolha as espécies de plantas que farão parte da sua mini horta 

O que você gosta de comer? A resposta pode lhe dizer o que plantar. Agora, se o objetivo é embelezar o ambiente, escolha flores ou plantas coloridas, como petúnias ou margaridas.

Em todos os casos, cada variedade vai apresentar certas características. Algumas produzem plantas menores, ideais para recipientes ou mini hortas. Outras oferecem resistência a doenças, melhores rendimentos ou boa tolerância ao calor/frio. 

4. Adquira o material necessário

Será fácil trabalhar com as ferramentas certas. Abaixo, confira alguns dos utensílios básicos que você pode encontrar em qualquer loja de jardinagem:

  • pá pequena para mexer a terra;
  • regador para dar água às plantas;
  • sementes ou mudas das plantas escolhidas;
  • fertilizante para ajudar no crescimento;
  • proteção contra animais, se necessário.

Não se preocupe em comprar tudo de uma vez. Aos poucos, você pode adquirir tudo o que precisa para fazer a manutenção da sua mini horta com facilidade.

5. Prepare o solo

Ao ler dicas sobre como montar uma mini horta em casa, você vai identificar logo: um solo saudável é algo que você reconhece quando sent. É fácil de cavar e tem boa drenagem. Felizmente, não importa qual seja a textura, toda terra pode ser melhorada ao longo do tempo com a incorporação de matéria orgânica.

Para preparar o solo para o plantio, espalhe os aditivos necessários e aplique-os no solo com uma pá. Evite pisar em solo recém-cultivado — ou você poderá compactá-lo e desfazer todo o trabalho duro. 

Como montar uma mini horta em casa? Veja as melhores dicas

6. Adquira os recipientes necessários

O próximo passo é conseguir os recipientes certos para as suas plantas. Escolha potes ou caixas que se encaixem bem no espaço disponível. Certifique-se de que os recipientes tenham furos no fundo, para permitir a drenagem da água.

Se não tiver recipientes específicos, latas ou baldes podem servir. Use o que estiver à mão para economizar, caso essa seja uma prioridade. Lembre-se: o mais importante é ter espaço para as plantas crescerem.

7. Realize o plantio

Agora que você tem os recipientes, é hora de plantar suas sementes ou mudas:

  • coloque terra nos recipientes e faça pequenos buracos;
  • com cuidado, coloque as sementes ou mudas nos buracos;
  • cubra com um pouco de terra e aperte suavemente;
  • dê um pouco de água para ajudar as plantas a se estabelecerem na terra. 

Lembre-se de dar espaço entre elas para que possam crescer. Com paciência, sua mini horta vai começar a dar resultados, e você poderá colher o que plantou.

Quais são os cuidados diários para a manutenção da mini horta?

Depois que tudo estiver configurado na sua mini horta, o trabalho de manutenção das plantas e do solo é mínimo. Mesmo assim, vale a pena conhecer alguns cuidados indispensáveis para manter tudo em perfeito estado. Veja!

Evite pragas

Pragas são insetos que podem danificar a sua horta. Para evitar que isso aconteça, é bom ficar de olho nas folhas e nos caules das plantas. Se você notar sinais de danos, como buracos ou manchas, examine de perto para identificar se há algum inseto presente.

Cultivar plantas como citronela e crisântemo também pode ser benéfico. A citronela, por exemplo, tem propriedades que afastam as pragas. Com essas culturas no jardim, você cria uma barreira natural, que evita a presença dos insetos prejudiciais. 

Mantenha os animais afastados

Pássaros, coelhos e gatos são curiosos e gostam de estar perto de plantas. No entanto, nem sempre essas visitas são bem-vindas, pois podem causar danos às suas plantas ao pisotear nelas ou comer as folhas. 

Para mantê-los afastados, use cercas baixas ao redor da sua horta. Outra tática é pendurar objetos brilhantes que balançam com o vento para assustá-los.

Não dê espaço para as ervas daninhas

Ervas daninhas são plantas que crescem onde você não quer, competindo por espaço, água e nutrientes com as suas plantas. Para evitar que elas atrapalhem o crescimento saudável da sua mini horta, você pode arrancá-las cuidadosamente com as mãos ou com uma pequena ferramenta de jardinagem.

A princípio, pode parecer difícil, mas seguindo nossas dicas de como montar uma mini horta em casa e tendo alguns cuidados em mente, tudo ficará mais fácil. Os seus esforços serão recompensados quando sua mesa estiver repleta de vegetais frescos ou quando sua casa estiver bem decorada com as plantas que você mesmo plantou.

Quer levar mais verde para a decoração do seu lar? Além de ver como montar uma mini horta em casa, aproveite para conhecer tudo sobre a tendência Urban Jungle e descubra como renovar o seu espaço

Posts Relacionados

Decoração de primavera: 6 dicas para ter uma casa mais arejada

Urba
27/10/2023
leia agora

O que é o Urban Jungle? Conheça essa nova tendência de estilo

Urba
28/11/2022
leia agora

8 ideias de móveis planejados para o seu quarto

Urba
22/09/2022
leia agora
Whatsapp