Decoração

Decoração de primavera: 6 dicas para ter uma casa mais arejada

Uma casa mais perfumada e viva está entre as prioridades de muitas pessoas.

Urba
Postado em 27/10/2023

Uma casa mais perfumada e viva está entre as prioridades de muitas pessoas. E nada melhor do que aproveitar uma estação do ano colorida e vivaz para dar uma repaginada nos ambientes. Nesse sentido, que tal apostar em uma decoração de primavera?

A estação das flores traz todos esses elementos para a sua casa. É possível incluir as mais belas espécies da nossa flora, como girassol, orquídeas, lírios, violetas, gérberas, rosas, entre tantas outras. A boa notícia é que esse tipo de decoração não requer mudanças permanentes ou complicadas, caso não seja da sua vontade.

Confira as dicas para uma decoração de primavera elegante e bem cuidada, sem segredos!

1. Monte um jardim vertical

Para começar, que tal uma parede (ou parte dela) recheada de flores e folhagens? Esse é o jardim vertical, muito querido por arquitetos, paisagistas e decoradores amadores. Apesar de ser mais comum em varandas de prédios, ele pode aparecer em salas, hall de escritório, banheiro planejado e muito mais.

Aqui vão alguns cuidados. Na varanda, até tem como fazer a manutenção de plantas vivas. Porém, nos outros espaços citados, pode faltar a iluminação adequada. Isso não significa que você precise abandonar esse sonho do jardim vertical próprio. Afinal, já existem diversas soluções em folhagens preservadas, que duram longos anos.

Se não quiser trabalho algum com rega e poda, pode apostar nas versões permanentes, com plantas artificiais. A indústria já evoluiu bastante e oferece jardins verticais tão bem trabalhados que parecem até de verdade. Só é preciso tirar o pó com frequência para manter o bom aspecto das folhas.

2. Aposte em um quadro de flores

Gostou da ideia do jardim vertical? Uma dica para dar um up na sua decoração de primavera é aliá-lo com um quadro de flores em um ambiente próximo, para fazer um diálogo entre essas decorações primaveris. Pinturas realistas ficam bem elegantes em qualquer espaço da casa. Mas também dá para escolher retratos autorais para maior personalização do imóvel.

E os quadros não precisam ficar restritos a apenas um ambiente! É possível montar composições harmônicas em diversos cômodos. Por exemplo, uma tela grande e artesanal na sala de jantar, pequenas telas em uma pilastra do corredor e até em prateleiras no banheiro ou no escritório.

3. Considere os tons de verde na decoração de primavera

Os tons de verde combinam muito com uma decoração de primavera. São bons aliados para, por exemplo, compor um quarteto ou quinteto de almofadas — algumas estampadas, outras lisas nessa e em outras cores harmônicas. Prefira tonalidades mais fechadas e/ou próximas às imagens ao redor.

Sabe o que também fica muito bonito tanto para essa composição quanto para o quarto? Uma manta decorativa no verde. Com o cobre-leito ou edredom mais claro como base, é possível agregar a cor nessas peças, que podem ser de microfibra, tricot, malha e assim por diante.

Sala com decoração de primavera

4. Invista em estampas florais e tropicalismo

Além dos tons de verde, as flores em estampas são muito bem-vindas para ornar com os ambientes pensando numa decoração de primavera. Na decoração do quarto do casal, por exemplo, uma colcha ou cobre-leito estampado o deixa mais alegre sem perder a elegância.

Para a sala de estar ou outros ambientes de descanso, almofadas estampadas com flores e ícones tropicais também são uma boa aposta. Lembre-se de escolher cores que dialoguem com os outros objetos, desde móveis até ornamentos.

Se tiver (ou deseja ter em breve) um conjunto de louças floridas, esse é o momento ideal para colocá-las em uso. Aliás, a mesa posta para compartilhar momentos com a família ou com as visitas é um ótimo local para levar a primavera. Aposte em arranjos de flores para o centro da mesa, guardanapos estampados, porta-guardanapos com elementos característicos etc.

5. Tenha uma pintura bem colorida na parede

Até aqui, vimos que agregar elementos na decoração primaveril tem poder transformador. Mas nada impede de fazer mudanças permanentes também. Afinal, as flores e o tropicalismo renovam os ares de um ambiente e o tornam mais alegre, seja qual for a estação.

Nesse sentido, uma boa mudança vem com a pintura. Se os cômodos são predominantemente brancos ou de uma cor neutra, clara, que tal pintar uma das paredes com verde, rosa, laranja ou amarelo? Esse espaço ainda pode receber um quadro de flores ou folhagens, entre outros elementos primaveris.

Há também a opção de personalizar ainda mais as paredes com uma pintura artística. Nas redes sociais e na internet, você encontra diversas inspirações, com traços delicados e misturas de cores elegantes para esse caso. Depois, é só encontrar um profissional de qualidade para tirar os planos do papel.

6. Tenha arranjos pela casa

Arranjos frescos e bem cuidados são muito indicados para decoração de primavera, principalmente para ambientes de passagem, salas, varandas, escritório, copas e até cozinha. Existem empresas e floriculturas que trabalham com serviços de assinatura mensais ou quinzenais para manter essa decoração sempre em dia.

Também dá para optar pelos vasos de plantas em cachepôs que combinem com o restante da casa — por exemplo, em vime, argila, cerâmica, madeira e por aí vai. Se quiser, alguns vão bem até em quadrinhos ou suportes na parede. Mas, nesse caso, é preciso escolher espécies que se adaptem ao ambiente e ter atenção às necessidades de cada uma.

7. Dica bônus: cuidados com as flores e plantas

Se você quer abraçar de vez a estação e ter flores espalhadas pela casa, alguns cuidados são essenciais para incluir na listinha de organização da casa. Mas não se preocupe! Listamos os principais aqui:

  • janelas abertas: a ventilação não só combina com a primavera, mas permite o melhor desenvolvimento das flores;
  • rega adequada: cada tipo de planta pede uma quantidade e uma frequência de água específica. Conheça bem essas especificidades;
  • pétalas e folhas estragadas: devem ser retiradas dos vasos de flores para evitar proliferação de bactérias e abrir espaço para as substitutas;
  • exposição ao sol: as flores não costumam gostar de iluminação solar direta.

A decoração de primavera é alegre e colorida, sendo capaz de transformar os ambientes da sua casa. Como vimos, algumas mudanças simples já fazem toda a diferença no cômodo, como as peças de decoração. Outras, como o jardim vertical e a pintura das paredes, levam um pouco mais de tempo e investimento, mas agregam vida ao imóvel durante o ano todo.

Quer mais dicas para dar um up na sala, no quarto e em outros espaços residenciais? Confira as sugestões de decoração moderna para uma casa mais elegante!

Posts Relacionados

7 dicas de como montar uma mini horta em casa

Urba
25/09/2023
leia agora

O que é o Urban Jungle? Conheça essa nova tendência de estilo

Urba
28/11/2022
leia agora

8 ideias de móveis planejados para o seu quarto

Urba
22/09/2022
leia agora
Whatsapp