Gestão de Negócios

O que é ESG? Saiba como funciona no mercado imobiliário

Se você ainda não sabe o que é ESG, vale a pena se familiarizar com essa sigla que está se tornando cada vez mais popular e tem um impacto significativo em diversos setores, incluindo no mercado imobiliário.

Urba
Postado em 20/12/2023 - Atualizado em 15 de março de 2024

Se você ainda não sabe o que é ESG, vale a pena se familiarizar com essa sigla que está se tornando cada vez mais popular e tem um impacto significativo em diversos setores, incluindo no mercado imobiliário.

Segundo a pesquisa "Como está a sua agenda ESG?"¹, conduzida pela Rede Brasil do Pacto Global da ONU (Organização das Nações Unidas), 78% das empresas já incorporam o ESG em suas estratégias de negócios e 59% delas até mesmo incluem ações ESG em seus orçamentos. 

Esses números demonstram um compromisso crescente das empresas com práticas mais sustentáveis, responsáveis e éticas. No mercado imobiliário, esse compromisso pode ser percebido pelos consumidores de várias maneiras.

Entenda agora um pouco mais sobre o impacto do ESG nas relações comerciais imobiliárias e porque vale a pena buscar uma empresa alinhada aos princípios ESG na compra do seu lote.

O que é ESG?

ESG é um conjunto de critérios usados para avaliar os resultados de uma empresa de acordo com parâmetros ambientais, sociais e de governança corporativa. Cada letra da sigla ESG representa um pilar a ser considerado na avaliação: Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança).

Muitas pessoas pensam que os únicos objetivos das empresas com o pilares ESG são se tornarem mais “verdes” e melhorarem a eficiência energética de suas operações. Embora esses sejam objetivos importantes, não são os únicos de uma estratégia ESG. 

O objetivo final de uma empresa comprometida com estes pilares é criar valor para todas as suas partes interessadas. Em um negócio de loteamento, isso inclui não apenas inquilinos e investidores, mas também compradores de lotes, empresas parceiras, fornecedores, funcionários, comunidades vizinhas e órgãos públicos, garantindo que todos os envolvidos se beneficiem de práticas sustentáveis, responsáveis e éticas.

Entenda, logo abaixo, um pouco mais sobre o foco de cada pilar da sigla que explica o que é ESG.

Ambiental

Este primeiro pilar é sobre como as empresas cuidam do nosso planeta. Elas são avaliadas com base em ações como a redução da poluição, economia de energia e uso de recursos naturais, além de como lidam com o desperdício.

Social

O social está relacionado com a maneira como as empresas tratam as pessoas, tanto dentro quanto fora da empresa. Isso envolve ações como tratar os funcionários de maneira justa, ser inclusivo, adotar medidas de combate à discriminação e buscar a igualdade de gênero no mundo corporativo. Além disso, abrange a forma como as empresas impactam os clientes e as comunidades que se relacionam com os seus produtos.

Governança

O G de governança é sobre como as empresas são administradas. Isso significa ter regras justas, líderes éticos e tomar decisões de maneira transparente e organizada. Também se preocupa com a prevenção da corrupção e como as empresas cuidam do dinheiro dos investidores.

Quais são os impactos do ESG no mercado imobiliário?

Após entender o que é ESG, vale a pena entender como os critérios de sustentabilidade, responsabilidade social e governança influenciam as empresas que lidam com a compra, venda, aluguel e loteamento de imóveis, abrangendo uma ampla gama de atividades imobiliárias e destacando a importância do ESG em todas as fases do desenvolvimento imobiliário.

Busca por empresas com certificações ESG

Com a crescente importância do ESG, tanto investidores quanto compradores estão priorizando empresas imobiliárias, loteadoras e construtoras que demonstrem um compromisso com esses critérios.

As empresas que obtêm certificações ESG merecem ser vistas como mais competitivas. Os investidores estão dispostos a pagar mais por propriedades certificadas, enquanto os clientes e locatários veem esses espaços como mais atrativos, devido à economia de custos operacionais, à contribuição para um ambiente sustentável e uma comunidade mais justa e igualitária.

Vale ressaltar que certificações ESG não estão restritas apenas à diminuição do impacto ambiental, pois elas também abrangem impactos sociais e de governança corporativa.

Adesão a projetos urbanísticos sustentáveis

Projetos urbanísticos sustentáveis agora são vistos como um diferencial e uma prioridade para aqueles que buscam comprar, alugar ou investir em terrenos ou imóveis. 

Esses projetos não apenas se concentram em questões ecológicas, como eficiência energética e redução de resíduos, mas também abordam questões sociais, como moradia acessível, comunidades inclusivas e espaços públicos bem planejados.

Essa demanda crescente por projetos urbanísticos sustentáveis está levando as empresas imobiliárias a repensar suas estratégias de desenvolvimento. 

Elas estão incorporando a sustentabilidade como um elemento fundamental de seus planos de negócios e se esforçando para criar bairros e comunidades que atendam às necessidades atuais, mas também considerem as gerações futuras.

Maior transparência com a sustentabilidade empresarial

A importância do ESG também está estimulando uma maior transparência no mercado imobiliário. As empresas estão divulgando informações detalhadas sobre seus esforços para cumprir os critérios ESG.

Essa transparência das empresas envolve a publicação de relatórios sobre eficiência energética, consumo de água, práticas de gerenciamento de resíduos, bem como apresentações sobre participações em iniciativas sociais. 

Esse tem sido um esforço vital para ganhar a confiança de investidores e demonstrar para os clientes o comprometimento com práticas sustentáveis.

Por que buscar uma empresa alinhada ao ESG para comprar o seu terreno ou imóvel?

Essa é uma das decisões mais importantes que uma pessoa pode tomar. Por ser um grande investimento, a escolha da empresa que acompanhará você nesse processo deve ser uma prioridade.

Empresas alinhadas ao ESG são conhecidas por sua gestão criteriosa e responsável. Isso significa que seu investimento estará mais protegido a longo prazo, pois essas empresas minimizam riscos e garantem estabilidade financeira.

Um bom exemplo é a Urba, empresa de loteamento comercial e residencial que faz parte da MRV&CO, a maior plataforma habitacional da América Latina e líder no mercado imobiliário.

Os bairros planejados da Urba oferecem uma qualidade de vida superior à média para os seus moradores, com acesso a espaços verdes, infraestrutura eficiente e comunidades bem estruturadas que promovem uma vida saudável e agradável.

Como a Urba abraça os princípios ESG?

A Urba é uma empresa que se compromete com os princípios ESG e demonstra esse compromisso em projetos imobiliários. Uma das maneiras pelas quais incorporamos o ESG é por meio de uma infraestrutura completa e bem planejada.

100% dos loteamentos da Urba contam com uma infraestrutura que inclui água, esgoto, iluminação pública, ruas asfaltadas e uma localização estratégica nos vetores de crescimento das cidades. Isso garante um ambiente mais sustentável, uma vez que reduz a necessidade de deslocamento e contribui para a qualidade de vida.

E nos projetos Smart Urba, a empresa adota o conceito de Cidades Inteligentes. Essas áreas são planejadas levando em considerando princípios das Smart Cities como qualidade ambiental, mobilidade, economia compartilhada e a integração de soluções digitais. 

É uma maneira de melhorar a qualidade de vida dos moradores e promover um desenvolvimento sustentável. 

Conheça todas as iniciativas realizadas pela Urba no nosso Relatório de Posicionamento ESG.

Agora que você já sabe o que é ESG e o seu impacto no mercado imobiliário, aproveite para contar com uma empresa ciente da importância da sustentabilidade para encontrar um imóvel. Conte com a Urba e venha morar em um dos nossos bairros planejados!

O que está esperando? Aproveite para acessar agora mesmo o site da Urba e entre em contato com a gente!

¹ https://go.pactoglobal.org.br/TendenciasESG2023

Posts Relacionados

Como se organizar para financiar o primeiro imóvel

Urba
29/06/2023
leia agora

Não sabe como economizar na construção? Confira 5 dicas!

Urba
22/05/2023
leia agora

Como montar um ponto de venda atrativo? Descubra!

Urba
20/05/2022
leia agora
Whatsapp