Bairro Planejado

Entenda o que é loteamento e veja as vantagens que ele oferece!

Saiba o que é loteamento, qual melhor tipo para você e por que é uma excelente ideia adquirir o seu lote dessa forma para construir ou investir! Quando o assunto é construção, o que não faltam são dúvidas, e você pode estar se perguntando: o que é um loteamento? Em linhas gerais, podemos definir loteamento como uma maneira de fracionar o solo em porções menores, sendo que cada uma dessas é um lote.

Urba
Postado em 26/07/2023

Saiba o que é loteamento, qual melhor tipo para você e por que é uma excelente ideia adquirir o seu lote dessa forma para construir ou investir!

Quando o assunto é construção, o que não faltam são dúvidas, e você pode estar se perguntando: o que é um loteamento? Em linhas gerais, podemos definir loteamento como uma maneira de fracionar o solo em porções menores, sendo que cada uma dessas é um lote.

Porém, na prática, o loteamento vai muito além disso. Está pensando em construir e tem dúvida sobre o que é loteamento e se vale a pena investir nessa opção? A seguir, entenda mais sobre o assunto!

O que é loteamento?

Basicamente, um loteamento é uma divisão de uma área de terra em lotes destinados à edificação. Além disso, geralmente conta com uma estrutura urbana, de áreas comerciais, industriais e residenciais para os moradores, como abertura de novas vias de circulação com ruas e calçadas e a implantação de uma infraestrutura básica, que envolve água e esgoto, além de energia elétrica.

Antes de poder ser comercializado, o loteamento precisará de um projeto que deverá ser analisado pela prefeitura em questão. A secretaria municipal é quem fará a análise do projeto, verificando se está de acordo com as diretrizes de uso do solo e também se estão sendo respeitadas questões como:

  • espaços livres;
  • áreas de circulação;
  • áreas reservadas para equipamento urbano e comunitário;
  • áreas verdes preservadas.

Somente projetos que estão de acordo com as diretrizes municipais é que são aprovados e podem posteriormente ser comercializados.

Junto do projeto, a empresa deverá fornecer à prefeitura uma série de documentações, como a matrícula da área e a certidão negativa de tributos municipais.

É de responsabilidade do loteador planejar e realizar as obras de infraestrutura básica no local, como inclusão de vias de circulação, a demarcação dos lotes, quadras e logradouros e as obras de escoamento das águas pluviais.

Loteamento x condomínio

É importante ressaltar que um loteamento é diferente de um condomínio. Isso porque as vias públicas e as estruturas de lazer de um loteamento são abertas a todos os moradores da cidade.

Já em um condomínio, toda a infraestrutura interna e as áreas de lazer são fechadas, sendo destinadas exclusivamente aos moradores.

O que é desmembramento?

Outra dúvida comum é em relação aos termos do loteamento e desmembramento. O loteamento, como vimos, é a divisão de uma grande gleba de terra em vários lotes destinados à edificação.

Já o desmembramento acontece, por exemplo, quando alguém tem um terreno grande e resolve dividi-lo em pequenos terrenos para fazer a venda. Como uma pessoa que tem um terreno de esquina e resolve dividi-lo em dois terrenos menores.

Quais são os tipos de loteamentos?

Já deu para perceber que implantar um loteamento não é uma das tarefas mais simples. Afinal, o processo envolve diferentes documentações e a participação do poder público. E, infelizmente, é comum vermos muitos loteamentos irregulares à venda.

Esses loteamentos irregulares são aqueles que não têm nenhum tipo de registro na prefeitura municipal. O que mais ocorre é que o responsável não chegou a realizar um projeto e nem a enviar todas as análises, registros e documentações exigidas.

O resultado é uma área sem infraestrutura básica e sem documentação. Portanto, se você vier a comprar um lote nessa área, poderá não ser considerado o dono legal daquele espaço, sofrendo com inúmeros problemas com a justiça e tendo dificuldade de comprovar a posse do que você comprou.

Além disso, a sua qualidade de vida estará comprometida — afinal de contas, o espaço não possui nenhuma infraestrutura básica e não foi planejado de modo a oferecer bem-estar aos moradores.

Por isso, antes de comprar um loteamento, sempre verifique se ele apresenta registro na Prefeitura e se está sendo comercializado de acordo com a lei.

De forma geral, entre os loteamentos regulares, existem alguns tipos e diferenças entre eles. Vamos ver os principais!

Loteamento fechado

O loteamento fechado funciona como uma espécie de condomínio, uma vez que todas as áreas privativas estão disponíveis exclusivamente aos moradores.

Então, quando você comprar um lote nesse tipo de loteamento, não será responsável apenas pela sua casa, mas também pela manutenção de toda a área comum, em conjunto com os demais moradores. Por isso, pode existir a cobrança de taxas.

Loteamento aberto

No loteamento aberto, o proprietário tem apenas a responsabilidade de manutenção do seu próprio lote. As ruas e as demais estruturas de lazer são de responsabilidade conjunta da Prefeitura e do próprio loteador.

Contudo, não é incomum que esses loteamentos também tenham associações de moradores que prezam pela manutenção e pelo uso adequado dessas áreas. A diferença é que qualquer pessoa que mora nos bairros próximos pode utilizar as estruturas de dentro do loteamento. 

Em geral, não existe cobrança de taxas mensais de manutenção, como acontece nos loteamentos fechados.

Loteamento residencial

Neste tipo de loteamento, os lotes são destinados apenas à construção de moradias. Por isso, esses loteamentos estão em bairros considerados zonas residenciais pela Prefeitura. 

Se um loteamento for estritamente residencial, ele não poderá ter lojas e comércios no seu interior, apenas residências.

Loteamento comercial

No loteamento comercial, os lotes são destinados à construção de áreas comerciais, como lojas, galerias, escritórios, supermercados, clínicas de saúde e outros ambientes com essa finalidade. 

Nesse caso, o loteamento precisa estar em um bairro definido com comercial no zoneamento da Prefeitura e não pode ter nenhum lote destinado à moradia ou a outros tipos de uso.

Loteamentos mistos

Nos loteamentos mistos, há a possibilidade de venda de lotes destinados à moradia e também ao comércio e até mesmo à indústria. Isso dependerá, basicamente, da localização do lote, que deve estar situado em uma área de uso misto do plano diretor.

A principal vantagem desse tipo de loteamento é que, perto da sua casa, você terá uma estrutura completa de comércio e serviços, além de poder trabalhar nesses locais próximos à sua moradia.

Para os comerciantes e para a indústria, também é interessante estar perto do seu público consumidor.

loteamento mostrando o que é loteamento

Por que investir em um loteamento?

Os loteamentos estão em alta, e isso não é por acaso. Afinal, eles oferecem uma série de vantagens, como as que veremos a seguir.

Custo acessível e facilidades de pagamento

Os lotes geralmente têm custo mais acessível do que a compra de um terreno isolado em um bairro ou que uma casa pronta. Se não tem pressa para começar a construir sua casa, melhor ainda. É um investimento seguro para quem não tem todo o capital, com impostos bem mais em conta.

Além disso, há inúmeras facilidades de compra — inclusive, com opções de financiamento, tanto para a compra do lote quanto para a modalidade de lote e construção. Para isso, basta encontrar uma empresa que ofereça boas condições de pagamento, sem deixar de lado asegurança e a qualidade dos empreendimentos.

Qualidade de vida

Muitos loteamentos oferecem uma ampla área de lazer, com quadras, espaços para caminhada, ciclovias e vários outros atrativos. Aliado a isso, temos transporte, iluminação, rede de esgoto e água potável, áreas verdes e outros investimentos. Ou seja, uma estrutura completa que favorece o bem-estar e a qualidade de vida dos moradores.

Isso sem falar que os loteamentos podem promover o desenvolvimento dos seus moradores, atendendo às demandas da região com escolas, comércio e assim por diante. Essas questões também ajudam a melhorar a qualidade de vida da população local.

Também vale lembrar que a maioria dos loteamentos ficam em áreas de grande crescimento das cidades, com uma localização estratégica e de fácil acesso. Ademais, se a ideia é morar em um loteamento de uso misto, próximo à sua casa, você terá uma estrutura completa de comércio e serviços.

Realização de sonhos

Em um loteamento, você pode construir a casa do jeito que sempre sonhou, personalizada para as suas necessidades e as características da sua família. Não precisa ficar procurando imóveis que atendam às suas expectativas — o que acaba sendo frustrante, na maioria das vezes.

Também não precisa comprar um imóvel antigo ou inacabado, preocupando-se com obras que aumentam o seu investimento no curto, médio e longo prazo. Basta escolher uma região interessante, adquirir o loteamento e construir a casa dos sonhos, no seu tempo.

Valorização dos lotes

Como os loteamentos têm sido muito procurados, há uma grande tendência de valorização desses lotes, tornando-os um ótimo investimento. Além das taxas de juros menores, mesmo em tempos de crise, costuma-se ter mais rentabilidade com os terrenos do que com imóveis prontos.

Também é bom lembrar que você não precisa arcar com custos relacionados à infraestrutura básica. Essa é uma preocupação da loteadora — algo que nem sempre se encontra quando você adquire terrenos isolados em bairros.

Segurança financeira

Investir em loteamentos garante aos proprietários uma segurança financeira a longo prazo. Afinal, os lotes geralmente aumentam de valor com o tempo. Tenha em mente que a desvalorização nesse contexto é muito menor do que a de outras formas de investimento. Isso significa que são altas as chances de desfrutar de um fluxo de caixa estável e rentável no futuro.

Os proprietários de lotes também conseguem aumentar o valor do bem se optarem por vender lá na frente. Com a infraestrutura, serviços e outras estruturas estabelecidas em sua posse, eles podem passar seus terrenos adiante por preços mais elevados do que foi pago na compra.

Tudo isso de um jeito mais fácil, considerando que o repasse de um terreno é bem tranquilo, se comparado a imóveis prontos. Há muitos investidores e famílias que desejam adquirir loteamentos, tanto pela valorização do investimento e sua liquidez quanto pela praticidade para construir.

Desenvolvimento urbano

Por fim, dá para dizer que investir em loteamentos ajuda no desenvolvimento urbano de uma cidade. Com eles, cria-se mais espaço para a construção de novas residências, comércios, instalações e infraestrutura.

Isso garante que o município cresça e se desenvolva de forma ordenada, com mais acesso a bons serviços e estruturas para os moradores. Todo mundo ganha!

Neste conteúdo, vimos o que é loteamento, em quais tipos eles são encontrados no mercado e quais os benefícios de investir nessa ideia. E, cá entre nós, é um excelente investimento, tanto para quem deseja construir quanto para quem deseja aumentar o patrimônio sem grandes riscos.

E, então, agora, você já sabe o que é um loteamento? Acompanhe as redes sociais da Urba para saber mais sobre nossos próximos lançamentos e para receber dicas bacanas como essa. Siga nossos perfis no Facebook, no Instagram, no Twitter, no YouTube e no LinkedIn.

Posts Relacionados

Checklist | Está pensando em se mudar? Veja o que considerar na escolha de um bairro novo

Urba
02/05/2023
leia agora

Pet Place: veja porque esse espaço é ideal para seu animal de estimação

Urba
20/04/2023
leia agora

Por que optar por um bairro planejado pela Urba?

Urba
19/01/2023
leia agora
Whatsapp