Bairro Planejado

Por que morar em Itu – Conheça as vantagens de se viver na cidade

Ao morar em Itu, você ganha mais qualidade de vida e bem-estar com as áreas verdes da cidade e outras vantagens.

Urba
Postado em 21/11/2022 - Atualizado em 23 de novembro de 2022

Ao morar em Itu, você ganha mais qualidade de vida e bem-estar com as áreas verdes da cidade e outras vantagens. Conheça-as a seguir!

Itu é uma cidade do interior do estado de São Paulo muito bem localizada. Nos últimos anos, recebeu bons indicativos mundiais sobre temas como tecnologia, segurança e meio ambiente. Para ter uma ideia, é um dos 50 municípios mais inteligentes do Brasil, de acordo com a Connected Smart Cities 2022.¹

A população da cidade já ultrapassou os 177 mil habitantes e tem um IDH de 0,773, segundo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)². Ela se destaca por uma boa economia, investimentos em educação e meio ambiente, pelo turismo e por sua localização no estado. É uma região propícia para construir uma casa, montar uma família e até prosperar nos negócios. 

Se já gostou das possibilidades, venha entender mais a fundo como morar em Itu pode ser a melhor escolha para você!

Condições climáticas e ambientais

Itu faz parte de uma região de mata atlântica, com clima subtropical. A temperatura média da região é de 20ºC, bem agradável para se viver. Tudo isso é possível graças às áreas verdes da cidade. Desde o censo de 2010 já se via: a arborização de vias públicas da cidade, à época, era de 93%. 

Inclusive, no ranking que vimos na introdução, Itu ocupa a 26.ª posição entre as cidades com maior apoio ao meio ambiente. E a tendência é que os investimentos cresçam, já que subiu 7 posições nesse mesmo levantamento desde 2021.

Áreas verdes

Entre os atrativos verdes da cidade, temos a Estrada Parque, que permite ótimas caminhadas em meio à natureza — incluindo até a Gruta do Glória e a antiga hidroelétrica para turistar. Também há outros espaços de atividade e lazer que aproxima os moradores do meio ambiente, como:

  • Parque Almeida Júnior (Jardim Plaza Athénée, com 20 mil m²);
  • Parque Ecológico Chico Mendes (Bairro Cidade Nova, com cerca de 242 mil m²);
  • Parque Ecológico Taboão (Bairro Itu Novo Centro, com 41,8 mil m²);
  • Parque Geológico de Varvito (Parque Nossa Senhora Candelária, com 44.346 m²).

Turismo

Visitados os parques, ainda há muitas opções de turismo e lazer no município. Talvez você já tenha ouvido falar em Itu nacionalmente, por conta de sua fama de ter "tudo grande". A "Cidade dos Exageros" começou com um personagem da antiga TV Tupi e tornou-se um marco da região.

Hoje, tudo isso se tornou atração. O que começou tímido, com a enorme estrutura de orelhão e semáforo gigante, nos últimos anos virou até um parque temático: a Praça dos Exageros — que, inclusive, recebe investimentos constantes para revitalização e inclusão de novas peças.

Não podemos deixar de mencionar:

  • Parque Maeda, com diversão para todas as idades;
  • Museu Republicano, com entrada gratuita;
  • Praça da Matriz, onde se encontram alguns dos objetos gigantes;
  • Cidade da Criança, para fazer a diversão da turminha;
  • Itu Antigo, um antiquário bem interessante;
  • Museu da Energia, para mais sabedoria;
  • Plaza Shopping Itu, para fazer compras, se alimentar e muito mais.

Educação

Sabemos que a educação é essencial para a formação de nossas crianças e jovens. Quanto a esse quesito, morar em Itu não será problema algum. Pelos dados de 2021 do IBGE, são 54 escolas de ensino fundamental e 27 de ensino médio na cidade. Só nesse ano, mais de 27 mil estudantes foram matriculados nesses estabelecimentos de ensino.

E vale ter em mente que essa preocupação com a educação não é de agora. Em 2010, a taxa de escolarização de 6 a 14 anos estava em 94,3%. 

Comércio e indústria

Se você quer montar seu negócio ou só aproveitar o comércio da cidade, as ruas Floriano Peixoto e Santa Rita são ideais. É ali que se encontram as lojas e os bancos do município, além de bons restaurantes, lanchonetes e outros estabelecimentos.

Mas não tenha dúvidas: por todos os lados da cidade, você encontrará o que precisa. Estamos falando de supermercados, farmácias, academias, igrejas e muito mais. Alguns desses locais, você pode acessar sem nem tirar o carro da garagem, devido à localização.

Por falar no shopping, ele conta com uma ótima infraestrutura, desde a praça de alimentação às lojas de roupas e cinema. Mas morar em Itu também significa ter uma economia impulsionada com grandes empresas, como:

  • Heineken;
  • Aisin Automotive;
  • Starrett;
  • Bravox;
  • Kia Motors.

Gastronomia

Se você gosta de aproveitar a gastronomia local, será muito feliz ao morar em Itu. Por lá, você encontra desde redes famosas de fast food para o dia a dia a restaurantes renomados. Tem para todos os gostos: culinária italiana, sabores exóticos, steakhouse e assim por diante.

Destacam-se, entre os mais populares, os seguintes restaurantes:

  • Cia Steakhouse;
  • Bar do Alemão;
  • Casa La Primola;
  • Rancho da Picanha;
  • Estação Temaki;
  • Restaurante Von Strudel.

Localização estratégica

Ter a casa dos sonhos em uma região com alto potencial de crescimento já é ótimo. Agora imagine se, além de tudo, ela for próxima à capital? Com pouco mais de uma hora (e mais ou menos 100 km), você já chega em São Paulo. Isso quer dizer que é possível aproveitar dos benefícios da metrópole sempre que quiser, mas com a tranquilidade da vida no interior.

Mas não é só a capital que pode oferecer o agito e as atividades culturais que você procura. Itu também está bem próxima a outras cidades importantes, como Campinas (47 km), Indaiatuba (22 km), Sorocaba (39 km) e Jundiaí (50 km).

A conexão entre esses municípios (e muitos outros, inclusive) é facilitada pelas rodovias de acesso, como a Castelo Branco, a Bandeirantes e a do Açúcar.

Gostou da ideia de morar em Itu, mas não sabe em que região? A nossa dica é procurar por bons loteamentos. Há opções de alta qualidade que contam com áreas verdes, infraestrutura completa para toda a família e localização estratégica dentro da cidade.

Agora que você conhece as vantagens de morar em Itu, já deve estar se programando para a mudança, não é mesmo? Para a família, o negócio e o bem-estar pessoal, é uma das ótimas escolhas a serem feitas — ainda mais com o desenvolvimento urbano e empresas especializadas em loteamentos.

Se as informações foram úteis para você e deseja acompanhar de perto as nossas atualizações, siga as nossas páginas nas redes sociais. Estamos no Instagram, no Facebook, no YouTube, no Twitter e no LinkedIn.

¹ https://ranking.connectedsmartcities.com.br/

² https://cidades.ibge.gov.br/brasil/sp/itu

Posts Relacionados

Entenda o que é loteamento e veja as vantagens que ele oferece!

Urba
26/07/2023
leia agora

Checklist | Está pensando em se mudar? Veja o que considerar na escolha de um bairro novo

Urba
02/05/2023
leia agora

Pet Place: veja porque esse espaço é ideal para seu animal de estimação

Urba
20/04/2023
leia agora
Whatsapp