Saiba o que é o giro de estoque e aprenda a calculá-lo
É comum encontrarmos empreendedores que sabem muito sobre como vender seus produtos, mas não conseguem administrar bem o seu estoque ou não dão muito valor a esse setor.
Urba
Postado em 14/04/2020 - Atualizado em 30 de setembro de 2020
É comum encontrarmos empreendedores que sabem muito sobre como vender seus produtos, mas não conseguem administrar bem o seu estoque ou não dão muito valor a esse setor. Porém, o controle de estoque é tão importante quanto saber vender ou atender os clientes.
O giro de estoque é um dos indicadores utilizados para um melhor controle da quantidade de produtos armazenados. Ao utilizá-lo, os lojistas conseguem entender melhor a rotatividade dos produtos e, assim, realizar ações benéficas para a saúde financeira da empresa.
Neste artigo veremos o que é o giro de estoque, qual sua importância para o bom funcionamento de uma empresa e como calculá-lo. Ao final, listamos algumas dicas para otimizar esse indicador na sua empresa.
O que é o giro de estoque?
O giro de estoque é um indicador que mostra como está a rotatividade do estoque. Por meio dele é possível saber se há um bom fluxo de entrada e saída de mercadorias ou se esse fluxo está estagnado.
O controle de estoque é parte fundamental de uma empresa, seja ela grande ou pequena. Uma boa gestão proporciona uma rotatividade adequada dos produtos, sem que eles faltem para o consumidor. Para que essa gestão funcione corretamente, é importante saber calcular o giro de estoque e compreender a importância desse número.
Para que serve o giro de estoque?
O indicador é essencial para analisar a saúde financeira do estoque do seu estabelecimento. Muitas empresas não dão a devida importância a ele, o que leva a dois grandes erros:
ter pouco produto, fazendo com que falte mercadoria para os clientes comprarem;
ter muito produto, o que leva à perda de itens por conta da validade, sazonalidade e outros fatores de encalhe, gerando prejuízo.
Ter um estoque equilibrado é a meta a ser alcançada. Assim, os clientes ficarão satisfeitos por encontrarem o que precisam e a empresa não registrará prejuízo, por não perder mercadoria. Em ambos os casos, a saúde financeira do negócio só tende a melhorar.
Mas, então, como saber se o estoque está com uma boa rotatividade de produtos? A resposta é compreender qual é a rotatividade das mercadorias.
Com calcular o giro de estoque?
O cálculo do giro de estoque é bem simples. Ele leva em conta poucas variáveis e usa uma fórmula fácil de ser aplicada. Porém, antes de fazer o cálculo é preciso avaliar qual é o período de tempo considerado.
Isso porque, basicamente, esse indicador calcula quantas vezes em determinado período de tempo o seu estoque foi renovado, ou seja, “girou”. Você pode considerar uma semana, um mês, um semestre, um ano ou qualquer outro período que faça sentido para o seu negócio.
Digamos que você está considerando um mês. Nesse período é preciso saber qual foi o número total de produtos vendidos e o volume médio do seu estoque. Com esses números em mãos, utilize a seguinte fórmula:
giro de estoque (GE)= total de vendas / volume médio do estoque
Por exemplo, vamos supor que no período de um mês, você vendeu 1000 produtos da mercadoria X e o seu volume médio no estoque é de 500 produtos. Ao aplicar esses números na fórmula, temos o seguinte resultado:
GE = 1000 / 500
GE = 2 giros por mês
Esse resultado significa que o seu estoque se renovou duas vezes no mês. Com base nesse valor, você conseguirá calcular em quais períodos o seu estoque teve mais ou menos giros e, assim, criar estratégias para que o giro sempre se mantenha alto.
Como otimizar o giro de estoque da empresa?
Sabendo como se calcula o giro de estoque, é hora de descobrirmos como fazer esse número aumentar. A seguir, confira dicas de como otimizar a rotatividade das mercadorias do seu estabelecimento. Com isso, você terá um faturamento maior e menor perda de produtos.
Trabalhe com o mínimo de estoque possível
Saber o número certo de cada produto que deve ser mantido no estoque é uma tarefa que leva alguns meses quando o negócio está iniciando. Mas quando se tem um negócio já em funcionamento, é possível descobrir esse número ao analisar as vendas.
Com base no número de vendas por período, considere o quanto de cada produto é preciso manter estocado e de quanto em quanto tempo é necessário repor as mercadorias. Ao obter um número mínimo de produtos no estoque, o lojista economiza e ainda deixa os clientes satisfeitos.
Organize seu estoque
Manter o estoque organizado proporciona menos prejuízo com desperdício de produtos e mais agilidade na hora de fazer um inventário e encontrar os itens. Organizar o estoque significa definir o lugar de cada produto de forma a ficar mais simples de encontrá-lo e também garantir que esses itens estejam de fácil acesso.
Dessa forma, fica mais fácil de aplicar as outras dicas e mais simples de aumentar o giro de estoque. Então, olhe para o seu estoque e analise se ele está bem organizado, se é fácil de encontrar os itens e se eles estão bem armazenados. Caso esteja um pouco bagunçado, organize-o.
Aumente a rotatividade dos produtos
Se você observar que o seu estoque está com pouco giro, é preciso aumentar a rotatividade dos produtos. É normal que em meses de baixa o indicador diminua, mas para manter um bom faturamento você pode investir em promoções, por exemplo.
Assim, selecione os produtos que estão parados há mais tempo e coloque-os em promoção. Dessa forma, você faz o estoque se renovar, evita perda de produtos e aumenta o faturamento.
Considere as datas especiais
Em datas especiais, como o Natal, Dia das Mães e Páscoa, as pessoas tendem a comprar mais, principalmente se você tem um mercado ou um empreendimento na área alimentícia. Isso porque as famílias costumam organizar almoços, jantares, comprar presentes e outros itens.
Nesses períodos as vendas tendem a aumentar nos estabelecimentos que vendem esses tipos de produtos, então é preciso estar preparado e aproveitar o aumento das vendas. Isso é feito ao deixar o estoque abastecido com os produtos que terão maior saída nessas datas.
Uma ótima forma de saber quais são os produtos e datas comemorativas que elevam o faturamento do seu negócio e, consequentemente, a maior demanda do estoque, é monitorar o giro do estoque.
Se você monitorar o giro durante um ano inteiro, no próximo saberá quais os meses em que é mais provável ter aumento na demanda de produtos. Assim, você se prepara antecipadamente e não perde nenhuma venda por falta de produto.
Utilize um sistema para um melhor controle do estoque
Utilizar um sistema informatizado é mais eficiente para controlar o número de produtos armazenados e saber com exatidão quais são os itens que tem maior demanda, quais tem menor e, assim, montar o estoque de acordo com a saída de cada produto.
Além disso, se o sistema de controle de estoque é ligado ao sistema de vendas, você não precisa mais dar baixa de produtos manualmente. A cada venda, o próprio sistema dará baixa dos produtos.
Por meio dos dados desse sistema, você controla todo o estoque e calcula o seu giro. Além do mais, não precisará gastar com papéis para as planilhas.
Neste conteúdo você aprendeu que giro de estoque é um indicador muito importante para os lojistas que querem ter um bom controle dos produtos armazenados e, assim, evitar as perdas e ter tudo o que o cliente precisa.
E, como pudemos ver, seu cálculo é muito simples, só é preciso conhecer os valores de vendas e de volume do estoque em determinado período.
Gostou dessas dicas? Inscreva-se gratuitamente na nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail mais informações sobre o universo do empreendedorismo.
Posts Relacionados
O que é ESG? Saiba como funciona no mercado imobiliário
Este site utiliza cookies para que possamos fornecer a melhor experiência possível para o usuário. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajuda a nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Cookies Estritamente Necessários
Cookies estritamente necessários devem estar sempre ativados para que possamos salvar suas preferências para configurações de cookies.
Se você desabilitar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.
Cookies de terceiros
Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares.
Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.
Ative os Cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!