Decoração

Jardim de inverno: conheça as melhores dicas para construir o seu

Deixe sua casa mais arejada e bonita com um jardim de inverno! Para isso, basta seguir as dicas que listamos neste conteúdo.

Urba
Postado em 01/09/2022 - Atualizado em 22 de novembro de 2022

Deixe sua casa mais arejada e bonita com um jardim de inverno! Para isso, basta seguir as dicas que listamos neste conteúdo.

O jardim de inverno é uma alternativa ideal se você quiser levar a natureza para dentro da sua casa. Quem mora em apartamento, principalmente, muitas vezes se lamenta pela falta de espaço externo para cultivar plantas. Nessa solução, você as mantém em um ambiente mais controlado e integrado aos outros cômodos.

A ideia surgiu em países de frio intenso, em que as condições climáticas não permitem o cultivo de plantas ao lado de fora das casas. No Brasil, temos um clima bem diferente, mas a solução caiu perfeitamente a quem deseja uma decoração moderna e sustentável para o próprio lar. Afinal, é a melhor maneira de refrescar e purificar um ar tão tropical.

Deseja criar um jardim de inverno no seu apartamento ou casa? Listamos o que você precisa saber antes, durante e depois da idealização do projeto. Confira!

Saiba os locais em que o jardim é indicado

Um jardim de inverno pode ser vertical, aberto ou adaptado para espaços pequenos. De qualquer forma, ele precisa da luz natural para crescer e se manter saudável. De preferência, a iluminação zenital é a mais indicada — ou seja, a que vem do teto ou topo do ambiente.

Ao construir a própria casa, muitas pessoas já planejam um espaço próximo a corredores ou mesmo entre salas com abertura superior ou cobertura em vidro. Mas se a intenção é adaptar, entenda o que funciona melhor no seu caso.

Em apartamentos, não é possível utilizar essas duas soluções, por exemplo. Nesse caso, a varanda ou a sacada fechadas com vidro podem ser ideais. Se tiver um pouco mais de espaço para mobiliário, melhor ainda — torna-se até um ambiente de leitura ou estudos.

Tem uma escada que recebe iluminação e quer aproveitar o espaço? Esse também é um bom lugar para construir seu jardim de inverno. Só garanta a escolha de plantas certas, pois, provavelmente, elas não receberão a luz direta o dia todo. Sobre isso, falamos a seguir!

Conheça as plantas ideais

Boa parte das plantas precisam da incidência da luz direta por mais tempo para se desenvolver. Se o seu jardim tem isso, dá até para colocar uma ráfia, palmeira leque ou pata de elefante – desde que, claro, seja um espaço maior. Agora, se a abertura superior for aberta, entenda se a espécie é resistente a chuvas.

Já para os jardins que recebem a iluminação indireta, o ideal é escolher plantas que se dão bem com a meia-sombra. É o caso da espada-de-são-jorge, samambaia, lírio-da-paz, jiboia, pacová, maranta, zamioculca, entre outras.

Se o espaço pet ficar próximo ao jardim ou o bichinho tiver livre circulação pelos ambientes, vale ter atenção a um detalhe importante. Muitas plantas são tóxicas para animais e não devem ficar ao alcance deles. A própria jiboia e a espada-de-são-jorge são venenosas para cachorro, por exemplo.

Prepare o terreno para receber o jardim

Para montar o jardim de inverno, é preciso preparar a área antes de colocar as mudas das plantas. O primeiro passo, nesse sentido, é impermeabilizar o piso, evitando possíveis infiltrações. Uma das formas para isso é usar a manta asfáltica. Nossa sugestão é conversar com um profissional especializado em receber orientações adequadas e tirar dúvidas.

Se achar muito complicado esse processo, é melhor optar pelos modelos de jardim suspenso. Nesses casos, garanta bons materiais para colocar as plantas: eles não devem apodrecer nem causar infiltração nas paredes.

Capriche na decoração

Plantas e espaços escolhidos, chegou o momento de deixar o seu jardim de inverno mais estiloso e moderno. No piso, pedriscos, casca de pinho e argila são boas apostas. Se preferir, ainda pode colocar espaços com grama e caminhos de pedra ou madeira para não danificar a área verde.

Já as plantas suspensas podem aparecer em pendentes, gaiolas decorativas, nichos ou prateleiras, grades de ferro, entre outras soluções. Para completar a decoração, investir na iluminação artificial, com arandelas, dá um charme ao ambiente à noite. Sinos de vento, mini cascatas ou fontes são outras opções interessantes.

Com um espaço maior, dá para apostar em móveis multifuncionais — desde que a abertura do jardim seja coberta. Um bom exemplo é uma estante, que pode abrigar tanto vasinhos de plantas quanto livros ou outros objetos decorativos. Já os baús ficam bons para áreas de descanso e armazenamento de itens de jardinagem.

Se quiser colocar poltronas ou outros móveis de descanso, não se esqueça das mantas e almofadas para dar um toque mais aconchegante ao espaço. Mas tenha atenção ao material usado nesses objetos, que deve ser mais resistente e fácil de limpar.

Entenda os principais cuidados com o jardim de inverno

Ao organizar a casa, você deve conhecer os cuidados com o piso e os móveis. Com as plantas, acontece o mesmo. Elas precisam ser regadas conforme as próprias necessidades — que, muitas vezes, são diferentes. Se achar melhor, anote na agenda o dia de rega de cada uma para não esquecer.

Já para manter a saúde das plantas, é necessário realizar a adubação de tempos em tempos. A limpeza das folhas também é importante para conservá-las bonitas, viçosas e em constante crescimento. Para isso, um pano úmido ajuda no dia a dia, desde que a limpeza seja feita com frequencia.

Se você tem uma agenda mais apertada e sem tempo para se dedicar a cuidados intensos com seu jardim de inverno, não há problemas! É só realizar algumas adaptações na ideia antes mesmo de colocá-la em prática. Por exemplo, invista em cactos e em suculentas, que deixarão o local com uma bela aparência e ainda ganham pontos na praticidade.

O jardim de inverno é uma boa adição à sua casa, capaz de dar outra cara ao ambiente. Além de ser uma boa atividade terapêutica, cultivar plantas é um investimento na qualidade de vida da sua família. O conforto térmico e até acústico que perceberá com esse novo espaço serão grandes vantagens, sem falar no maior convívio com a natureza.

Gostou das dicas para montar o jardim de inverno na sua casa? Aproveite, e leia também nosso artigo sobre como organizar a casa com seis dicas simples!

Posts Relacionados

Decoração de primavera: 6 dicas para ter uma casa mais arejada

Urba
27/10/2023
leia agora

7 dicas de como montar uma mini horta em casa

Urba
25/09/2023
leia agora

O que é o Urban Jungle? Conheça essa nova tendência de estilo

Urba
28/11/2022
leia agora
Whatsapp